Índice de positividade nos testes para Covid-19 quase triplica em uma semana em Pernambuco; procura por exames também cresce, diz governo



Pernambuco registrou, na última semana do mês de outubro, um aumento na procura e também na positividade para a Covid-19 nos centros de testagem estaduais. A informação foi divulgada pelo governo estadual na tarde desta quinta-feira (03).

Na semana epidemiológica (SE) 43, que compreende os dias de 23 a 29 de outubro, houve uma positividade de 11,8%. No período, dos 440 testes rápidos de antígeno realizados nos pontos do TestaPE, 52 deram positivo para o novo coronavírus. 

Na semana anterior (SE 42), a positividade girou em torno de 4,1% - das 362 amostras coletadas, 15 confirmaram para a doença. 

Já no Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Milton Bezerra Sobral” (Lacen-PE), que realiza testes de RT-PCR das amostras enviadas pelos hospitais de referência, unidades sentinela e também de exames aleatórios dos centros de testagem, a positividade geral para a doença, que esteve por seis semanas seguidas abaixo de 0,5%, está agora em 1,13%. 

Apesar de muito abaixo dos piores momentos da pandemia, quando a positividade para a Covid-19 chegou a mais de 50%, a Secretaria de Saúde de Pernambuco voltou a alertar para a importância dos cuidados, assim como reforça a importância da vacinação.

Atualmente, segundo dados do governo estadual, 87,08% da população pernambucana acima dos três anos de idade tomou ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a vacina de dose única. No entanto, entre as crianças entre 3 e 11 anos, o cenário é de alerta. As crianças estão com apenas 34,56% de cobertura vacinal para a doença. 

"A sociedade precisa ficar atenta, pois o vírus continua circulando entre nós. Em uma semana, passamos de 4% de positividade para quase 12%. Não podemos baixar a guarda, principalmente entre as populações mais vulneráveis para a doença. Quem está com sintoma gripal, deve usar a máscara, fazer a testagem para a doença e cumprir o tempo de isolamento. Os imunossuprimidos e os idosos também precisam reforçar os cuidados, como o uso de máscaras. E os pais das crianças e jovens, devem levar seus filhos para se vacinarem contra a doença. Só assim controlaremos a circulação do vírus em nosso estado", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele também reforçou a necessidade das doses de reforço. “Todos os dados comprovam que as vacinas, além de serem seguras, evitam casos graves e óbitos. Por isso, precisamos que todos estejam em dia com todas as doses disponíveis”. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos. Na última semana, o Ministério da Saúde recebeu 1 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer destinadas para crianças de seis meses a 2 anos com comorbidades. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Programa de Imunização de Pernambuco já solicitou o envio de remessas, de acordo com as necessidades elencadas pelos municípios, assim como orientou os gestores quanto à correta aplicação destas doses segundo protocolos do órgão federal.

"Precisamos continuar avançando na vacinação contra a doença. Pessoas não imunizadas ou com o esquema atrasado podem gerar bolsões de suscetíveis ao vírus, inclusive às formas graves. Neste momento, é fundamental incentivar ainda mais a imunização entre os públicos mais vulneráveis, como é o caso das crianças. Os municípios devem continuar incentivando e fortalecendo suas estratégias de vacinação, desburocratizando o acesso à vacina", frisa a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo. 

Em Pernambuco, até o momento, a população elegível para a vacinação é a partir dos três anos de idade. As doses aplicadas, assim como as especificidades para cada grupo, podem ser acessadas no Painel de Acompanhamento Vacinal: https://bit.ly/3xteooh.

TESTAGEM

Continuam em funcionamento três postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, no Recife - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, Recife - de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

Além dos centros estaduais, a população pode procurar os serviços geridos pelos municípios.

Postar um comentário

0 Comentários