Restituição do IRPF 2022; como consultar e receber?




_Primeiro lote começa a ser depositado a partir de 31 de maio_

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 está acabando, e quem precisa de um dinheiro extra, já pode ficar de olho se está apto para receber a restituição do IRPF. Pra quem não sabe, a restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Na prática, toda pessoa que declara o IR tem direito à restituição quando existe saldo a ser recebido. 

A contadora Eliane Rufino explica que o que determina se um contribuinte vai ter direito ou não à restituição, é o número de deduções feitas na declaração. "Quanto mais gastos passíveis de abatimento você tiver, maior será a chance de ter algum valor a receber no final do processo. Gastos que podem se enquadrar para o abatimento do valor são gastos com saúde, educação, previdência privada, dependentes e contribuição ao INSS", afirma a contadora. 

Para consultar se o contribuinte tem direito ou não a restituição é só acessar o site da Receita Federal. No site, é possível saber se a declaração foi processada, se o contribuinte tem direito a restituição e em qual dos lotes a restituição será paga. "O passo a passo é bem simples. É só acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em: *Meu Imposto de Renda* e em seguida clicar em: *Consultar Restituição*", explica Eliane Rufino. 

Caso os constribuientes possuam saldo positivo para restituição, é preciso ficar atento ao calendário da restiuição para saber quando cada um irá receber. Além disso, a Receita Federal possui critérios prioritários. Idosos, a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério, têm prioridade e recebem antes a restituição. No entanto, pessoas que declaram logo no início do prazo também podem receber antes. 

Confira o calendário para restituição do Imposto de Renda

1º lote: 31 de maio de 2022
2º lote: 30 de junho de 2022
3º lote: 29 de julho de 2022
4º lote: 31 de agosto de 2022
5º lote: 30 de setembro de 2022

Postar um comentário

0 Comentários