Prefeitura do Recife declara situação de emergência por causa das chuvas



A Prefeitura do Recife declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana nos últimos dias. 

O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município e autoriza a mobilização de servidores de todos os órgãos e secretarias municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil.

A prefeitura anunciou a abertura de três pontos na cidade para coleta de doações. Além disso, a conta oficial da Prefeitura no WhatsApp está e voando mensagens para a população sobre deslizamentos de terra e divulgar sobre pontos de alagamento e abrigos provisórios na cidade.

“Venho aqui para me solidarizar com todas as famílias recifenses, sobretudo àquelas que perderam algum parente querido. A gente sabe a dor desse momento e nós não vamos parar um só minuto até garantir a segurança de todos e todas e restabelecer o funcionamento da nossa cidade”, afirmou João Campos.  

Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura do Recife autorizou a convocação de voluntários para ajudarem com a arrecadação de alimentos, colchões e demais donativos com o objetivo de auxiliar nas ações de assistência social. 

Por causa do fenômeno Ondas de Leste, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas chegaram a 445,69 mm nas últimas 96 horas no Recife. A previsão da Apac é que continue com chuvas intensas neste domingo (29). 

“Quem está em local de risco deve procurar um abrigamento, que pode ser a casa de um parente ou amigo ou um de nossos abrigos. Nós já estamos com 30 abrigos que estão sendo utilizados em nossas escolas. Em todos eles nós vamos garantir alimentação, colchão, itens de higiene, lençol para poder garantir a saúde de todos e todas”, disse o prefeito João Campos. 

AS DOAÇÕES

A gestão municipal montou três pontos de arrecadação na cidade para receber colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para destinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, desabrigadas ou desalojadas.

As doações podem ser feitas no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que desejarem fazer grandes doações deverão entrar em contato com a Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.

Postar um comentário

0 Comentários