Inscrições do Enem começam nesta terça-feira (10); pagamento da taxa de R$ 85 poderá ser feito pelo PIX ou cartão de crédito




Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital, podem se inscrever para o exame a partir desta terça-feira, 10 de maio, por meio da Página do Participante. As inscrições se encerram no dia 21 do mesmo mês. 

O exame será aplicado nos dias 13 e 20 novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Os municípios de aplicação das duas versões do exame podem ser consultados na página do Enem, no portal do Inep. A relação também estará disponível na Página do Participante.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manteve a taxa de inscrição no valor de R$ 85. 

Entre as novidades do edital do Enem 2022, destaca-se a forma de pagamento por PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto Guia de Recolhimento da União (GRU cobrança). 

O pagamento via cartão de crédito pode ser parcelado, mas sujeito à aplicação de juros da operadora do cartão. 

O pagamento da taxa de inscrição do exame destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção da taxa de inscrição. 

Os interessados em fazer o Enem 2022 que adquiriram isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.

O pagamento via PIX deve ser realizado por meio do QR code ou do código gerado na Página do Participante. Já o pagamento com cartão de crédito deve ser realizado por meio de prestador de pagamento (Mercado Pago ou PicPay) selecionado no sistema do Enem. 

De acordo com o Inep, não será aceito pagamento do boleto por meio de cartão de crédito nem pagamentos via PIX com o CNPJ do Inep.

INSCRIÇÃO

No momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep anunciou que não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

ATENDIMENTO

O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. 

Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

DOCUMENTAÇÃO

Na documentação comprobatória, é necessário constar o nome completo do participante; o diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e a assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

Postar um comentário

0 Comentários