Com quase 80% da população vacinada, Portugal deixa de exigir máscara de proteção contra Covid nas ruas




Depois mais de um ano, a lei que obrigada o uso da máscara facial nas ruas de Portugal deixa de ser válida a partir desta segunda-feira (13). Agora, o uso é apenas recomendado.

Documento publicado hoje pela DGS (Direção Geral da Saúde) português orienta que o equipamento de proteção seja usado nas ruas “quando é previsível a ocorrência de aglomerados populacionais ou sempre que não seja possível manter o distanciamento físico recomendado”.

O país europeu segue recomendando que as “pessoas mais vulneráveis”, como as que possuam doenças crônicas ou as imunossuprimidas, continuem a circular com máscara.

O uso continuará a ser obrigatório em estabelecimentos de educação, espaços comerciais e de prestação de serviços, edifícios públicos ou de uso público, salas de espetáculos, cinemas ou similares, transportes públicos, locais de trabalho, quando não é possível que haja distanciamento físico.

Em 1º de setembro, Portugal reabriu suas fronteiras para brasileiros em viagens não essenciais. Para entrar, é necessário apresentar um teste negativo para covid-19. Os visitantes não precisam estar vacinados.

Portugal tem, segundo o Our World in Data, mais de 86% de sua população com ao menos uma dose de vacina Covid. Quase 80% estão completamente imunizados.

O último boletim divulgado pela DGS, no domingo (12), mostra que o país tem 240,7 casos de infeção por 100 mil habitantes e índice de transmissibilidade de 0,87.

Postar um comentário

0 Comentários