Pernambuco libera municípios a iniciarem vacinação contra covid-19 para adolescentes com deficiência, comorbidades, privados de liberdade, grávidas e puérperas



O Governo de Pernambuco liberou os municípios a darem início à vacinação contra a covid-19 em adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades ou privados de liberdade, assim como gestantes e puérperas (no puerpério remoto, até um ano), todos na faixa etária dos 12 aos 17 anos.

A única vacina autorizada para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos no Brasil é a da Pfizer. As demais só podem ser aplicadas em pessoas a partir de 18 anos. Não há vacinas liberadas para menores de 12 anos.

A decisão foi pactuada pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite, sendo publicada nesta terça-feira (17), e segue o que foi determinado pela Lei Federal 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu esse público como grupo prioritário no Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19. 

As primeiras doses para os adolescentes estão inclusas no lote de imunizantes da Pfizer que chegou a Pernambuco na tarde da segunda-feira (16). O informe deve ser publicado na edição da quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Com estas novas recomendações, os municípios devem organizar a vacinação por meio de cadastramento prévio desse público. Os gestores também devem estar atentos às pautas divulgadas pelo Ministério da Saúde, definindo suas estratégias de acordo com o cronograma”, afirma a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

Postar um comentário

0 Comentários