Pernambuco registra caso de mucormicose em paciente que teve Covid-19; no Brasil outros casos foram registrados, incluindo de pacientes que morreram de Covid

SIGA NOSSO INSTAGRAM AQUI
NOVO GRUPO NO WHATSAPP AQUI

Atualmente o Brasil investiga pelo menos outros quatro casos de mucormicose, entre eles duas mortes, associadas Ă  Covid-19.

A Secretaria Estadual de SaĂşde de Pernambuco (SES-PE) foi notificada neste domingo (6), pelo Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), de um caso de infecção por mucormicose, quadro conhecido popularmente como “fungo negro”. A ocorrĂŞncia foi em uma paciente de 59 anos moradora do municĂ­pio de Casinhas, no Agreste, que teve diagnĂłstico confirmado de Covid-19 em março, alĂ©m de ter desenvolvido, em seguida, uma pneumonia bacteriana. A SES notificou o MinistĂ©rio da SaĂşde sobre o caso e investiga a possĂ­vel associação com o novo coronavĂ­rus.
A paciente já está curada da Covid-19, mas no tratamento, apesar de nĂŁo ter sido hospitalizada, fez uso de antibiĂłtico e corticĂłides. Ela Ă© diabĂ©tica, hipertensa, asmática e obesa, e está internada desde a Ăşltima sexta-feira (04/06), consciente e com quadro de saĂşde estável. Antes da admissĂŁo no hospital, ela passou por outros serviços, tendo, inclusive, realizado procedimento cirĂşrgico na regiĂŁo afetada – boca. A infecção por mucormicose foi confirmada por meio de exame histopatolĂłgico.
A mucormicose é uma doença causada por fungos da ordem Mucorales. Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas. Os sintomas variam de acordo com a localização da infecção. Nos pulmões, pode haver tosse, expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço.
A causa dessa enfermidade é a inalação dos esporos dessas espécies de fungo. Estão mais vulneráveis a essa doença fúngica, principalmente, os imunodeprimidos. No Brasil, neste ano, já foram notificados 29 casos da mucormicose, dos quais pelo menos quatro são investigados pela associação com a Covid-19.




Postar um comentário

0 Comentários