Coronavírus já estava no Brasil desde o início de dezembro de 2019 e já infectava pessoas no Espírito Santo antes mesmo da China anunciar a doença; afirma Secretaria Estadual de Saúde



Parece Fake News, mas não é: a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo anunciou nesta terça (12) que estudos comprovam que no estado, pessoas já estavam infectadas pelo novo Coronavírus no início de dezembro de 2019, antes mesmo da China anunciar a doença ao mundo.

Um estudo apresentado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que o novo coronavírus já infectava pessoas no Espírito Santo, pelo menos, desde dezembro de 2019. A conclusão foi feita a partir de análises em amostras de sangue de pacientes que tiveram dengue e chikungunya no período.  

Os técnicos da Sesa investigaram a presença de anticorpos IgG específicos para SARS-COV-2 (coronavírus) em 7.320 amostras de infecção por dengue e chikungunya ocorridas no Estado desde dezembro de 2019. Desse total, em 210 foi identificada a presença de anticorpos próprios da Covid-19. 

"A primeira amostra positiva (com IgG contra a Covid) foi oriunda de uma coleta feita no dia 18 de dezembro de 2019 e, se levarmos em consideração que a IgG só atinge níveis detectáveis de 15 a 20 dias pós-infecção, podemos sugerir que a exposição tenha ocorrido preteritamente: ou no final de novembro ou bem no início de dezembro 2019", afirmou o coordenador-geral do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-ES) Rodrigo Rodrigues.

A infecção identificada no Espírito Santo pelas investigações do Lacen é anterior ao primeiro caso brasileiro que se tem como registro, de 26 de fevereiro de 2020. "Esses casos de SARS-COV-2 não diagnosticados precocemente podem ter contribuído para a rápida expansão da Covid-19 no Brasil", analisa o Rodrigues.

Fonte: A Gazeta, G1

Participe do grupo do Afogados Conectado no Facebook (CLIQUE AQUI)

Siga-nos no Instagram CLIQUE AQUI

Siga o autor deste blog: Jerffeson Almeida 


Postar um comentário

0 Comentários