Volta às aulas pode causar morte de 17 mil crianças no Brasil, diz pesquisador


“As aulas absolutamente não podem voltar em setembro. Nós temos, no Brasil, 500 mil crianças portadoras do vírus zanzando por aí. Se você abrir, agora em 1º de agosto, mesmo usando máscara, mesmo botando dois metros de distância, no primeiro dia de aula nós vamos ter 1.700 novas infecções, com 38 óbitos. Isso vai dobrar depois de 10 dias e quadruplicar depois de 15 dias. Então, abrir as escolas agora é genocídio”.

A projeção matemática foi feita por Eduardo Massad, professor titular da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante um seminário virtual sobre o novo coronavírus, realizado pela Agência Fapesp e pelo Instituto Butantan.

Em São Paulo o Secretário de Educação, mesmo tendo sido contaminado pela Covid-19 (já curado), admitiu que as aulas vão voltar no Estado a partir de 8 de setembro. Foi feita uma reavaliação da pesquisa do matemático, mas mesmo assim o Governo de São não voltou atrás da decisão da volta às aulas.

Ainda segundo o pesquisador, o número de óbitos de crianças abaixo de 5 anos por coronavírus saltaria de cerca de 300 para 17 mil até o fim do ano com a reabertura das escolas. “Perder 17 mil crianças não é solução possível. Nós estamos falando de vidas. Se perder um ano letivo, ninguém vai morrer por causa disso. Se a gente abrir sem um planejamento muito bem feito e sem um monitoramento muito bem feito, vão morrer 17 mil crianças. Essa mensagem precisa ser passada para a população. Há uma impressão de que já se pode voltar para a escola, mas as crianças vão morrer”, enfatizou.

Fonte: MSN, G1 

Siga nosso Instagram (aqui)
Siga nosso Facebook (aqui)
Participe do nosso grupo no WhatsApp (aqui



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa tarde eu acho que ainda e cedo pra abrir as portas da sala de escola

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde eu acho que e cedo pra abrir a porta das escolas por conta de tantos poblema de covid 19 nós temos nossos netos ainda criança

    ResponderExcluir