Como está a situação da Covid-19 em Afogados? Entenda:


Antes de começar a ler esta postagem, é preciso que fique claro que esta é a opinião crítica do autor deste blog e que fiz um levantamento sobre os casos em Afogados. Não sou profissional da saúde, mas posso tirar algumas dúvidas em relação à Covid-19 em nossa cidade.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da situação que se encontra Afogados da Ingazeira em relação ao número de casos, mesmo a prefeitura divulgando diariamente o boletim.

Então segue abaixo algumas informações que ajudarão a deixar nossos leitores mais a par da situação:

Quantas pessoas estão infectadas?

Bem, até a manhã desta quinta-feira (23), temos 31 pessoas infectadas em Afogados.

Mas por que só 31 se no boletim aparece mais de 100 casos confirmados? Simples, é só a gente subtrair 167 casos positivos, por 131 casos recuperados (pessoas que já não estão mais com Coronavírus), além de subtrair o número de óbitos na cidade, que atualmente são 5 como no boletim atualizado abaixo:

O número de casos pode aumentar hoje quando a prefeitura divulgar o novo boletim? A resposta é sim!

Temos hoje 44 pessoas que estão em investigação, ou seja, que apresentam sintomas e/ou tiveram contato com alguém positivado. Então o número de casos positivos poderá subir (ou não) no novo boletim divulgado. 

Por que a prefeitura não diz o número das casas das pessoas com Covid-19? 

Primeiro porque não há necessidade. Segundo porque já foi descoberto que tinha gente mentindo o endereço para evitar passar por constrangimento. Então para que alguém possa fazer o exame de Covid-19 em Afogados, agora precisa apresentar um comprovante de residência, além do cartão do SUS. 

Faixa etária dos pacientes:

Em relação a faixa etária dos pacientes, entrei em contato com o Secretário Artur Amorim para pedir um gráfico autoexplicativo em relação as idades dos pacientes e ele gentilmente meu cedeu, confira abaixo:

Já está comprovado que a maioria das pessoas que foram infectadas em Afogados têm entre 20 e 39 anos. Ou seja, Covid-19 não é doença de gente velha, como dizem por aí. Inclusive sabemos de duas pessoas relativamente jovens que faleceram em nossa cidade por causa da doença. 

A situação é alarmante? Ainda não, mas é preciso se cuidar. Há dois dias não há casos positivos, isso pode continuar se cada um continuar fazendo sua parte. 

O melhor e mais seguro é continuar seguindo as orientações da OMS e Vigilância Sanitária para prevenção da doença. 

Siga nosso Instagram (aqui)
Siga nosso Facebook (aqui)
Participe do nosso grupo no WhatsApp (aqui

Postar um comentário

0 Comentários