O novo coronavírus circula no Brasil antes do primeiro diagnóstico oficial e já contaminava pessoas


O primeiro diagnóstico do novo Coronavírus no Brasil aconteceu oficialmente no dia 26 de fevereiro, logo após o Carnaval. Porém, de acordo com o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, havia pelo menos um homem infectado pela Covid-19 já em Janeiro deste ano.
Análises feitas por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que havia casos do novo coronavírus no Brasil antes de fevereiro. Esses levantamentos apontam que na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25 de janeiro, havia ao menos um caso de Sars-Cov-2 (nome original do novo Coronavírus) no Brasil. 

Já a primeira contaminação comunitária (quando não dá pra identificar a origem) foi confirmada no país apenas em 17 de março, mas já há indícios que aconteceu mesmo no começo de fevereiro e que o Carnaval foi o auge para a contaminação em massa.

A pesquisa comprova que no Brasil, o número de entradas nos hospitais por Síndrome Respiratória Aguda Grave em fevereiro foi muito maior em relação ao ano passado. E que não havia outra explicação para tal surto no país.

O Estado e a imprensa não divulgaram esses dados no final de fevereiro e início de março. Apenas foram divulgados os dados após a confirmação do primeiro caso. 

Uma apuração do Ministério da Saúde, por meio de secretarias estaduais, reforça a tese de que havia pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2 no Brasil antes de 26 de fevereiro. Isso porque a pasta divulgou recentemente que quase 40 casos, antes do primeiro diagnóstico oficial, estão sendo investigados no país.

Em anos anteriores, o Infogripe, sistema da Fiocruz, registrou uma média de 250 casos em fevereiro. Porém neste ano, no mesmo período, os registros de SRAG tiveram aumento histórico em todo o Brasil, principalmente em meados de fevereiro. Apenas na semana de 23 a 29 do mês, 662 pessoas foram internadas no país com sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. As notificações são referentes a hospitais públicos e privados.

A SRAG, hoje altamente associada à Covid-19, também pode ser causada por outros vírus como influenza, adenovírus ou os coronavírus sazonais que já circulavam anteriormente. No entanto, especialistas apontam que não há nenhum indicativo de que os vírus conhecidos em anos anteriores circularam mais intensamente, entre janeiro e fevereiro, neste ano.

Além disso, análises feitas por meio do MonitoraCovid-19, plataforma do sistema do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), apontou que, desde a sexta semana epidemiológica, entre 2 e 8 de fevereiro, há aumento sustentado nos números de SRAG no país.

Os indícios apontam que desde o início de fevereiro há transmissão comunitária do novo coronavírus no país.


Fonte: G1  

Por: Jerffeson Almeida 

Postar um comentário

0 Comentários