Cientistas desenvolvem anticorpos que podem neutralizar o Coronavírus


Cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed publicaram nesta segunda-feira (4) a descoberta de um anticorpo capaz de neutralizar o novo Coronavírus.

Os anticorpos são proteínas produzidas pelo próprio corpo humano capazes de reconhecer e neutralizar micro-organismos, como vírus e bactérias. Inclusive o próprio Coronavírus.

"O anticorpo usado neste trabalho é 'totalmente humano', permite que continue mais rapidamente o desenvolvimento e reduz potenciais efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico", disse um dos cientistas.

Os anticorpos serão testados primeiramente em macacos, que têm o sistema imunológico semelhantes aos dos seres humanos e se o resultado for positivo, serão testados em humanos. 

Se aprovados, serão possíveis as vacinas em gotas para crianças e intenções em adultos com a Covid-19.

A cientista brasileira Ana Maria Moro do Instituto Butantan, em São Paulo, tem um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que também desenvolve em laboratório anticorpos para um novo tratamento de pacientes com a Covid-19.


Segundo ela, esta é a primeira publicação de uma universidade sobre um anticorpo contra o Sars-CoV-2. Como tem acesso a informações mais restritas, disse que uma empresa da Coreia do Sul também conseguiu o feito em laboratório, mas sem publicação em revista científica.


"Eles identificaram uma sequência. Não quer dizer que eles tenham um produto pronto para usar. Precisa fazer estudo em macacos, precisa fazer as linhagens", disse Ana Maria.


Fonte: G1

Por: Jerffeson Almeida 

Postar um comentário

0 Comentários